ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre, conhecido como Saneacre, é uma autarquia estadual responsável por fornecer serviços essenciais de abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto nos 21 municípios do interior do estado do Acre. A instituição é composta por presidência e quatro diretorias que são subdividadas em departamentos, gerências e divisões.

Conheça os gestores da autarquia:

Diretoria Executiva:

Esta diretoria é responsável por liderar e coordenar as operações diárias da organização, implementando as políticas e estratégias definidas pela visão da autarquia em sicronia com as diretrizes do governo do Estado. Os membros da Diretoria Executiva desempenham um papel crucial na tomada de decisões relacionadas à prestação de serviços de água e esgoto para a população do Acre. Ela trabalha em estreita colaboração com outras diretorias e departamentos para garantir a eficiência operacional, a qualidade dos serviços prestados e o cumprimento das normas e regulamentações aplicáveis ao setor de água e saneamento.

Diretoria Administrativa e Financeira:

A Diretoria Administrativa e Financeira é o núcleo central responsável por gerenciar as operações financeiras e administrativas da autarquia. Esta diretoria desempenha um papel vital na supervisão e otimização dos recursos financeiros, garantindo a alocação eficiente de fundos para manter e melhorar os serviços de água e esgoto. Além disso, ela é encarregada de coordenar atividades administrativas essenciais, como gestão de pessoal, tecnologia, compras, logística e estratégias comerciais. A equipe da Diretoria Administrativa e Financeira trabalha incansavelmente para assegurar que os recursos do Saneacre sejam utilizados de forma transparente e responsável, contribuindo assim para o funcionamento eficaz e sustentável dos serviços de água e saneamento prestados à comunidade acreana..

Diretoria de Operações:

A Diretoria de Operações é encarregada de coordenar as ações de engenharia, esta diretoria garante a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, implementando tecnologias avançadas e boas práticas do setor. Além disso, tem a responsabilidade de supervisionar as gerências municipais do órgão, assegurando a consistência dos serviços em todas as regiões sob jurisdição do Saneacre. Sua atuação estratégica visa principalmente coordenar a execução de projetos de saneamento, operações de emergência, supervisionar obras e administrar os serviços operacionais diários das Estações de Tratamento, contenção de vazamentos, manutenção, oficina e implantações de novas redes de água e esgoto.

Diretoria de Planejamento e Projetos de Saneamento:

A Diretoria de Planejamento e Projetos de Saneamento desempenha um papel fundamental na concepção e execução de projetos estratégicos relacionados ao saneamento. Esta diretoria elabora planos de curto, médio e longo prazo, identificando as necessidades de infraestrutura e desenvolvendo projetos inovadores para garantir o acesso sustentável à água potável e o tratamento eficiente do esgoto. Ao analisar cuidadosamente as demandas das comunidades, essa diretoria formula estratégias que não apenas atendem às exigências atuais, mas também preparam a autarquia para desafios futuros. Além disso, a diretoria analisa sugestões de projetos, viabilidade técnica e elabora relatórios de gestão.

José Raimundo Barroso Bestene – Presidente

José Bestene é sociólogo formado pela Uninorte. Começou sua carreira profissional gerenciando as agências bancárias do extinto Banco do Acre (Banacre), nas cidades de Cruzeiro do Sul e São Paulo. Em seguida foi titular na Secretaria de Administração de Rio Branco. É detentor de cinco mandatos eletivos na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), e em um deles foi presidente do Poder Legislativo. Também exerceu a função de secretário Municipal e Estadual de Saúde; presidente do Departamento Estadual de Águas e Esgotos (Deas) em 2008 quando também acumulou a presidência da Companhia de Saneamento e Água (Sanacre).

Carlos Augusto Costa – Diretor Executivo

Alan de Oliveira Ferraz – Diretor de Operações

Geovani da Silva Soares – Diretor Administrativo e Financeiro

Daniela Silva Tamwing Aguilar – Diretora de Planejamento e Projetos de Saneamento.

Daniela Silva Tamwing Aguilar, natural de Rio Branco, Acre, nascida em 06/01/1993. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Acre, concluída em 2015.
Possui MBA em Administração Pública e Gerenciamento de Cidades, aprimorando suas habilidades de gestão.
É especialista em Estruturas de Concreto, Alvenarias, Fundações e Contenções, assim como em Planejamento, Organização e Sustentabilidade em Gestão Pública, ambos em 2022.
Além disso, Tamwing é mestra pela Universidade Federal do Acre e pelo CITA, com ênfase em Recursos Hídricos, em 2022.
Sua experiência como educadora inclui a atuação como docente na Universidade Federal do Acre, no curso de Engenharia Civil, com foco em estruturas. Desde 2016, é docente no Centro Universitário UNINORTE, em Rio Branco, onde leciona nas áreas de estruturas, fundações e saneamento.

Daniela também é Diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental no Acre (ABES-AC), onde contribui para o desenvolvimento de soluções sustentáveis em saneamento e meio ambiente. Atua como conselheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (CREA-AC), onde promove a ética e a excelência profissional na engenharia.