O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) informa que, na última semana, foi identificado um aumento no grau de odor na água distribuída aos moradores de Senador Guiomard. Embora o tratamento realizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) local esteja sendo executado conforme os padrões técnicos exigidos, estamos investigando as causas do fenômeno.
Uma das hipóteses consideradas é o aumento das chuvas característico do inverno amazônico, que tem levado materiais ferrosos, como laterita (rocha rica em ferro e alumínio, típica da região), das margens para o manancial, ocasionando o odor na água bruta. Esse fato pode estar sobrecarregando o aerador da ETA local, a única no estado que possui esse equipamento essencial para a remoção dessas substâncias.
Com o objetivo de solucionar a situação, o Saneacre já empreende as seguintes ações emergenciais:
– Lavagem e manutenção preventiva dos filtros e do reservatório;
– Troca da bomba dosadora de produtos químicos, bem como, o aumento da dosagem;
– Revisão detalhada do aerador.
Ressaltamos que os demais padrões de potabilidade da água, incluindo a eliminação de agentes patogênicos, estão sendo rigorosamente cumpridos.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e manteremos a população informada sobre os desdobramentos e as ações realizadas.
Atenciosamente,
Alan Ferraz – Diretor de Operações do Saneacre – 7 de dezembro de 2024