Desafios logísticos no abastecimento de água nos municípios isolados do Acre

O estado do Acre, situado na região Norte do Brasil, enfrenta desafios singulares quando se trata do abastecimento de água em municípios isolados, onde o acesso se dá apenas por via aérea ou fluvial. Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus são exemplos dessas localidades, onde o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) desempenha um papel crucial na garantia do fornecimento de água potável. Neste breve artigo destacaremos alguns desses desafios enfrentados pela autarquia.

Durante a época de estiagem, os deslocamentos fluviais tornam-se ainda mais desafiadores, agravando as dificuldades logísticas enfrentadas pelo Saneacre. Recentemente, em 2 de dezembro, a quebra da bomba de captação de água em Marechal Thaumaturgo destacou a urgência e complexidade dessas operações. As equipes de manutenção do Saneacre precisaram se deslocar rapidamente de Rio Branco para o município, evidenciando a necessidade do estado de alerta vivido pela equipe de manutenção para enfrentar imprevistos.

Um aspecto relevante na gestão desses desafios logísticos é a antecipação a possíveis problemas no sistema de abastecimento. O Saneacre, demonstrando proatividade, enviou uma nova bomba para Marechal Thaumaturgo uma semana antes do incidente. No entanto, a entrega da bomba, feita por via fluvial, demorou aproximadamente sete dias devido ao baixo nível do Rio Purus. Infelizmente, coincidentemente, a bomba em funcionamento também quebrou na mesma semana, reafirmando imprevisibilidade dessas situações.

Além dos desafios na manutenção e reposição de equipamentos, a logística envolvida no tratamento da água é outra questão. O Saneacre adota medidas preventivas, enviando toneladas de produtos químicos para os municípios isolados, suficientes para suprir as demandas mensais e lidar com possíveis atrasos de envio. Contudo, o transporte desses insumos requer uma logística adicional, com o transporte inicial por caminhão da autarquia até o ponto mais próximo do acesso fluvial, onde se faz a locação do barco transportador, acarretando custos adicionais para o órgão.

A aquisição de bombas reservas para todos os municípios, especialmente aqueles mais isolados, representa uma estratégia essencial para minimizar o impacto de possíveis falhas nos equipamentos, o que é um dos objetivos do Saneacre. E assim, a autarquia tem investido em medidas preventivas para garantir a continuidade do abastecimento de água nessas localidades remotas.

Com isso, conscientização sobre a necessidade do pagamento da tarifa de água é uma iniciativa da autarquia para melhorar os serviços prestados. A participação ativa da comunidade é vista como um elemento chave para a sustentabilidade e eficiência do sistema de abastecimento, contribuindo para superar os desafios enfrentados pelo órgão.

Em suma, o Saneacre opera em um contexto desafiador, exigindo estratégias logísticas robustas, investimentos em equipamentos de reserva e a colaboração ativa da população e parlamentares. Enfrentar esses desafios é crucial não apenas para garantir o acesso à água potável, mas também para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas comunidades do Acre.